SIGA - Setúbal Interinstitucional Gera Ação

O Projeto Siga-Setúbal Interinstitucional Gera Ação, surge no âmbito CLDS3G (Contratos Locais de Desenvolvimento Social), e tem por finalidade “promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de ações a executar em parceria, para combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos”

A quando da sua formalização para apresentar em candidatura a SEIES -Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, entidade coordenadora do projeto, convidou a APACCF – Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal Figueiras, O CCSS – Centro Comunitário de São Sebastião e o ICE – Instituto das Comunidades Educativas.

Tendo presente as linhas orientadoras do programa e as especificidades de cada entidade ao ICE e à APACCF coube, o trabalho com as famílias, sendo da responsabilidade do ICE o trabalho mais especifico com as escolas e crianças.

Para que o trabalho com as escolas e as crianças seja consistente é necessário perceber as realidades familiares de cada criança e como aos professores não compete e também não têm disponibilidade para este tipo de trabalho, nós podemos ser a mais valia que lhes falta.

Até ao presente temos feito sessões sobre cidadania nas escolas, com o objetivo de lhes incutir outros conhecimentos e competências, mas também de os conhecer e conhecer as suas realidades familiares.

A par do supracitado existe o trabalho feito pela SEIES e pelo CCSS, que promovem as questões do emprego e empreendedorismo assim como da importância do associativismo.

Este é um projeto com a duração de 3 anos, que iniciou em agosto de 2016, e que de forma articulada as 4 entidades têm vindo a trabalhar para o desenvolvimento do concelho de Setúbal (excetua-se a freguesia de Azeitão, que não foi abrangida pelo programa).

Para aceder à timeline do projeto clique aqui