Mediação e Promoção do Livro e da Leitura

Projecto Educativo de Intervenção Comunitária

Este projeto assenta no pressuposto essencial de que “todas as crianças têm o direito a ser leitoras, ou seja, o acesso aos livros e a oportunidade de se tornar leitor, no sentido pleno do termo, é um direito fundamental da criança, em qualquer lugar e em qualquer etapa do seu desenvolvimento” (http://www.ibby.org/fileadmin/user_upload/Fundraising_brochure_2010.pdf).

Somos professores, educadores, mediadores por excelência e nunca apolíticos, pois não há neutralidade em educação, toda a educação é política, como constatou Paulo Freire. Este é um projeto de intervenção comunitária, pensado, criado, implementado e desenvolvido por nós no Instituto das Comunidades Educativas (ICE).

A leitura é, nas palavras de Castrillón (2013), “um direito de todos que, além disso, permite um exercício pleno da democracia”.

O Cesto não transporta apenas livros que são lidos em voz alta e partilhados com um crescente número de turmas, também leva com ele emoções, sentimentos, memórias individuais e colectivas e usos diversos.

Cada livro tem uma história, tem um segredo guardado pelo uso que tantos e tão diversos leitores lhe dão e que só o mediador conhece, por exemplo, há livros que já foram banco, bolo de aniversário, bengala, gelado, mordedor, almofada, comboio e até trilho de caminhada!

Todas as semanas levamos livros e leituras em voz alta desde os bebés aos jovens num projeto que se desdobra em três acções, consoante o perfil leitor (www.casadaleitura.org) de cada criança, de cada grupo:

  1. O Cesto dos Livros – Pré-Leitores
  2. A Barrigada de Histórias – Pré-Leitores e Leitores Iniciais
  3. À Roda dos Livros e da Leitura – Leitores Medianos e Leitores Autónomos

Andréa Duarte

ICE_Braga