• KIT ROMANO ATMO

    KIT ROMANO ATMO sobre RODAS

     

    Em parceria com a AMUCIP (associação de mulheres ciganas) o ICE está a divulgar pelo país a cultura cigana.

    Num trabalho estreito com docentes

  • GPI – Grandes e Pequenos em Interação

    Em parceria e coordenação com a Câmara Municipal de Setúbal

    e instituições de idosos

    Idosos vão às salas de aula (Pré e 1º Ciclo)

     

    ESCOLAS – INSTITUIÇÕES (2019/2020) que integram o projeto GPI

     

    Agrupamento Sebastião da Gama: EB1 Azeda e Centro Comunitário de S. Sebastião; Agrupamento Luísa Todi: jardim de infância e 1º ciclo e Junta de Freguesia de S. Sebastião, APPACDM e Associação Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra; Agrupamento Barbosa Du Bocage: EB1 Sta. Maria, EB1 Arcos, EB1 Montalvão e Centro Comunitário União de Freguesias de Setúbal, Socorros Mútuos e Centro Comunitário de VanicelosAgrupamento Ordem de Santiago: JI Faralhão e Associação Gâmbia, Pontes e Alto da GuerraAssociação LATI (ações internas); Associação Baptista Shalom “Voar mais Alto”– jardim de infância e Centro Comunitário de S. Sebastião. Total de grupos/turmas: 20

    Alguns trabalhos realizados pelas crianças com idosos

    Setúbal - 2018

    AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LUISA TODI

    AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA

  • NESTT MOOC

     

    “Yes I Can – Empowering Students Learning”

    O tema central é conhecer como é que os nossos alunos aprendem a integrar experiências de aprendizagem informal, flexível e interdisciplinar na sua aprendizagem formal. 

    O MOOC (Massive Open Online Course)  terá inicio dia 21 de janeiro de 2019 e pretende promover um ensino mais inclusivo e personalizado, assente nas necessidades e interesses dos alunos, numa procura de conexões entre experiências de aprendizagem formal e informal.

    Inscreve-te e participa!

    Para mais informações consulta o site

    Em breve iremos dar início a uma 2.ª edição do MOOC Yes, I Can!

    A partir de Março de 2020, fica atento às inscrições!

     

  • TERRA de DIREITOS

    Promovido pela FEC e financiado pelo Instituto Camões, tem como parceiros: 

     “Ao longo de 24 meses, o projeto “Terra dos Direitos” vai trabalhar paralelamente em dois níveis de ação: num nível micro, de educação, consciencialização e mobilização de crianças,  jovens e comunidades educativas para a ação em prol da defesa e proteção universal do Direito da Criança, com base em quatro concelhos e, a partir deste, num nível macro, lançado por peças de comunicação (artigos, posts nas redes sociais, vídeos, etc.) que desafiem a opinião pública portuguesa, de forma a provocar reflexão crítica sobre o tema, capaz de conduzir a processos de transformação social, em Portugal e na Guiné-Bissau, promotor de igualdade de todas as crianças no acesso aos seus direitos. Em parceria com a comunidade escolar e com investigadores universitários o projeto visa três resultados: i) a dinamização de atividades com alunos sobre Direitos das Crianças, planificadas em escolas de diferentes concelhos portugueses; ii) a consciencialização e mobilização de crianças em vários pontos do país, através de atividades de educação para os Direitos da Criança; iii) a disseminação de referências teórico-práticas de dinamização de ações de Educação para a Cidadania Global.”

    Visite o site do projeto

  • Cenas e Ciências

    Projeto “CENAS e CIÊNCIA” – Um projecto que articula Ciência e Literatura para a Infância e tem como parceiros a Universidade do Minho, a TecMinho, a Câmara Municipal de Terras de Bouro, a Planeta Tangerina e o ICE.

    “A missão do Cenas&Ciências centra-se na dinamização de atividades experimentais que promovem o desenvolvimento de competências indispensáveis na formação dos cidadãos do século XXI.

    As ações preconizadas envolvem metodologias ativas, onde o espírito crítico e a criatividade são estimulados na resolução de problemas no contexto de atividades artísticas, dramáticas e experimentais Hands-on para crianças a partir do ensino pré-escolar.”

    Visite o site do projeto

    Visite a página do facebook do projeto

      

  • SIGA

    O Projeto Siga-Setúbal Interinstitucional Gera Ação, surge no âmbito CLDS3G (Contratos Locais de Desenvolvimento Social), e tem por finalidade “promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de ações a executar em parceria, para combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos”

    A quando da sua formalização para apresentar em candidatura a SEIES -Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, entidade coordenadora do projeto, convidou a APACCF – Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal Figueiras, O CCSS – Centro Comunitário de São Sebastião e o ICE – Instituto das Comunidades Educativas.

    Tendo presente as linhas orientadoras do programa e as especificidades de cada entidade ao ICE e à APACCF coube, o trabalho com as famílias, sendo da responsabilidade do ICE o trabalho mais especifico com as escolas e crianças.

    Para que o trabalho com as escolas e as crianças seja consistente é necessário perceber as realidades familiares de cada criança e como aos professores não compete e também não têm disponibilidade para este tipo de trabalho, nós podemos ser a mais valia que lhes falta.

    Até ao presente temos feito sessões sobre cidadania nas escolas, com o objetivo de lhes incutir outros conhecimentos e competências, mas também de os conhecer e conhecer as suas realidades familiares.

    A par do supracitado existe o trabalho feito pela SEIES e pelo CCSS, que promovem as questões do emprego e empreendedorismo assim como da importância do associativismo.

    Este é um projeto com a duração de 3 anos, que iniciou em agosto de 2016, e que de forma articulada as 4 entidades têm vindo a trabalhar para o desenvolvimento do concelho de Setúbal (excetua-se a freguesia de Azeitão, que não foi abrangida pelo programa).

    Para aceder à timeline do projeto clique aqui

    O Recurso Pedagógico do SIGA

    Para aceder ao recurso pedagógico “Brincar sem Brinquedos”, clique na imagem em baixo.