Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância ​ | Congresso Luso-Afro-Brasileiro de infâncias e Educação

O Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância surge da necessidade de discussão sobre a formação docente, as culturas da infância e a participação das crianças (dos 0 aos 6 anos de idade) nos diversos contextos e atividades que lhes dizem respeito. A primeira edição teve lugar em Maceió, Brasil, em novembro de 2015 (I Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil – “O lugar da criança nas políticas e práticas educacionais”), organizado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a segunda em Braga, Portugal, em julho de 2016 (II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância – “Investigação, formação docente e culturas da infância”), organizado pela Universidade do Minho (UMinho). A terceira edição realizou-se novamente no Brasil, em julho de 2017 (III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil – “Políticas, Direitos e Pedagogias das Infâncias”). O quarta edição do SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE – Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação realizou-se em Aveiro – Portugal (em novembro 2018) sob o tema “Educação, culturas e cidadania das crianças”. O V SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e II CLABIE – Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação terá lugar em S. Paulo – Brasil (em dezembro 2019) sob o tema “Infâncias, cidade e democracia”.

Numa perspetiva de internacionalização da formação e da pesquisa, o evento congrega investigadores/as, educadores/as, professores/as, formadores/as, estudantes e demais interessados/as nas pesquisas, nos debates e nas propostas relacionados com a Educação de Infância.

Pretende-se igualmente fomentar o intercâmbio de profissionais que atuam em diversos contextos de educação das crianças, almejando promover o bem-estar, a cidadania e as culturas da infância.

Cleriston Izidro dos Anjos (UFAL, Brasil), Fernando Ilídio Ferreira (UMinho, Portugal)

Produtos intelectuais já disponíveis:

Para mais informações consulte https://www.slbei.com/