NESTT

Numa sociedade multicultural e digital e numa economia baseada no conhecimento e na competitividade, é hoje fundamental construir referenciais teóricos e de ação que garantam a coesão social e territorial, à escala nacional, local e europeia. O projeto NESST – New European Settings for Teachers and Teaching – que se apoia, desde o primeiro momento da sua conceção, numa metodologia participativa, tem como principal objetivo desenvolver e disseminar inovação, no âmbito da formação de professores e dos modos de ensino e aprendizagem, numa perspetiva de educação e formação orientada para a coesão e inclusão. Com base numa parceria estratégica de entidades de quatro países europeus – Bélgica, Polónia, Portugal e Roménia – pretende-se fomentar a cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas, partindo das seguintes questões geradoras: Que formação dos professores tem sido realizada e qual o seu impacto no desenvolvimento profissional docente e nas aprendizagens dos alunos? Que formação pode e deve ser realizada, numa perspetiva inovadora, de modo a corresponder ao modo como aprendem, hoje, os alunos? Sendo ainda escasso o conhecimento disponível em relação a esta segunda questão, ela é de extrema relevância para o presente Projeto. Estamos convictos de que a produção e a disseminação de conhecimento sobre o modo como aprendem os alunos, crianças e jovens, dentro e fora da escola, contribuirá, de forma sustentada e inovadora, para a mudança dos modelos e das práticas de formação de professores e de educação e ensino nas escolas.

As escolas e os professores, que lidam hoje com uma grande diversidade e complexidade, necessitam de um apoio sólido, especialmente em contextos vulneráveis, como é o caso dos TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária), em Portugal, e de contextos e programas similares noutros países. A nível europeu, os desafios que se colocam são comuns: i) abandono escolar, ii) insucesso escolar, iii) desigualdades socioeconómicas e educativas, e iv) inclusão de refugiados e minorias étnicas, o que requere um trabalho colaborativo entre professores, o desenvolvimento de projetos transdisciplinares e a busca de novas abordagens científicas, pedagógico-didáticas, sociais e éticas. Para responder a estes desafios, é necessário utilizar e colocar em rede os vários recursos e ferramentas disponíveis e produzir outros, em diversas áreas, desde as artes às tecnologias digitais.

Os resultados do projeto incluem os seguintes produtos intelectuais: i) documentário – “Yes, I Can”: como aprendem os alunos; referencial comum de formação de professores, a nível europeu – “Teachers Make a Difference”; “Roteiro de Boas Práticas” – portfolio digital de e para professores, recurso interativo com compilação de práticas inovadoras; plataforma e-learning, incluindo a definição de competências dos professores para o séc. XXI e um conjunto de materiais estruturados numa “maleta pedagógica”; e a Conferência internacional (International Conference on Teachers and Teaching). A plataforma e-learning de formação contemplará, no decurso do projeto, 3 eixos nucleares: i) competências digitais e inclusivas na sala de aula/o digital para a inclusão (utilização de tablets, jogos e arte); ii) aprendizagem colaborativa na sala de aula; iii) comunidades de aprendizagem profissional (Learning Communities). Além destes resultados, o projeto inclui a criação de um site e de uma plataforma on-line de partilha de conhecimentos, boas práticas e experiências entre professores, através dos quais se darão a conhecer as atividades e os resultados do projeto à comunidade e aos stakeholders, apoiando também a partilha restrita de documentos do projeto entre os membros das equipas. Outro resultado consiste na certificação dos professores participantes no percurso formativo, a nível europeu, com a respetiva acreditação a nível nacional, pelos organismos responsáveis dos diferentes países parceiros.

Os participantes diretos no Projeto são professores e formadores associados ao Centro de Formação da Casa do Professor, em Portugal, e às demais organizações parceiras, nos respetivos países. Outros participantes indiretos – professores, alunos e demais membros da comunidade educativa – serão abrangidos pela disseminação dos conhecimentos e resultados alcançados no projeto. As atividades de disseminação incluem: a criação da marca NESTT; a conceção de uma plataforma/website do projeto; a realização de uma conferência internacional, as (in)formação junto de professores e formadores não participantes, a nível local, regional, nacional e europeu, através de webinars e cursos e-learning; a apresentação de comunicações em conferências, congressos e outros eventos científicos e pedagógicos; a publicação de artigos científicos; a atividade Hands on Practice para a exploração dos produtos criados pelo projeto, por parte de professores, formadores e escolas.

Equipa do ICE no projeto – Andréa Duarte, Manuela Correia e Fernando Ilídio

Produtos intelectuais já disponíveis:

Assista ao documentário NESTT "Yes I Can"

Para mais informações consulte o site do projeto em https://teacherstrainning.wixsite.com/nestterasmusplus